quarta-feira, 1 de abril de 2009

Educação e saberes




Todo ser humano possui dentro de se uma consciência moral, que será desenvolvida e aprimorada ao longo da vida, buscando a emancipação do cidadão e o tornado capaz de desenvolver-se com ética e criatividade a partir dos interesses comuns e da justiça social.

O objetivo principal de aprender, não é apenas arquivar as informações que dificilmente são utilizadas na vida, mas buscar informações e transformá-las em conhecimentos, capaz de interferir nas mais diversas situações, seja para mudá-las, reorientá-las ou reforçá-las. As situações podem mudar, se as pessoas se dispuserem a intervir, a agir, a inventar, a trabalhar para que sejam diferentes, elevando a importância do desenvolvimento pleno das competências e saberes.

Competência é a habilidade de o sujeito ligar os saberes às diversas situações da vida de forma gratificante e eficaz, capaz de administrar e desenvolver, conceitos, princípios, valores e métodos já descobertos ou aprendidos.

Daí a importância e relevância em todo o processo de ensino-aprendizagem ser vinculada a uma Educação inovadora. Segundo Freinet, a educação deve colaborar para o alcance da vida plena e digna, para que as pessoas apropriem-se da cultura e da cidadania. Desta forma, a educação deve ser democrática, crítica, pluralista e atenta às diversas necessidades culturais e individuais, formando pessoas livres e construtores de um juízo sólido e de caráter, o que faz parte de um processo de crescimento significativo, realizador e conquistador.

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